sábado, 20 de setembro de 2014

Processo de Alfabetização e Letramento

Centro Universitário de Maringá – Unicesumar
Pós Graduação “Lato Sensu” em Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Aluna: Delzimar Rodrigues Martins 
Disciplina: Aspectos da Aquisição da Linguagem Alfabetização e Letramento
O Papel do Professor no Processo de Alfabetização e Letramento
A Alfabetização não pode estar separada do letramento, eles precisam andar juntos, enquanto não acontecer, o ensinar e aprender a ler e a escrever, continuará sendo um processo mecânico de repetição em detrimento do conhecimento.
As TDIC são excelentes ferramentas de ajuda
no processo de Alfabetização e Letramento
É urgente e necessário, que o professor entenda o seu papel de educador e compreenda que segundo Soares (2009), a relação de eficácia da construção da alfabetização e do letramento está em desenvolver no aluno uma visão de leitura do mundo em práticas sociais. Para que o processo de alfabetização aconteça naturalmente com o letramento, cabe ao professor direcionar e conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, inserindo-a ao campo das letras em seu sentido e contexto social. Possibilitando a leitura e escrita dos diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes, contextos e circunstâncias, levando-a a perceber que, é um sujeito social que aprende e tem uma função na sociedade na qual está inserida. Quando o professor organiza atividades que favoreçam a reflexão da criança sobre a escrita, instigando-lhe o ato de pensar, ela consegue aprender e passa a questionar sobre o que acha ou não importante para sua aprendizagem, ou seja, não engole tudo que lhe é repassado.
Fonte:

Aspecto da Aquisição da Linguagem: Alfabetização e Letramento
Profª Dra. Gislene Miotto Catolino Raymundo & Profª Esp. Sibele de Oliveira Pirasol

Um comentário:

  1. EXCELENTE TRABALHO ESTE PROJETO PROUCA ( UM COMPUTADOR POR ALUNO ) É ÓTIMO PARA A APRENDIZAGEM OS ALUNOS TEM MUITA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO PARA CRIAR PROJETOS.
    OS ALUNOS DO 5º DIZEM QUE ESTE PROJETO TRAZ CONHECIMENTO ELES DIZEM TAMBÉM QUE APRENDERAM MUITAS COISAS E EU COMO ALUNA: KARLLA CRISTHINY RODRIGUES ALMEIDA E MONITORA DO PROJETO PROUCA DIGO ESTE PROJETO TRAZ CONHECIMENTO SÁBIO.

    ResponderExcluir