terça-feira, 14 de outubro de 2014

Unicesumar – Centro Universitário Cesumar
Aluna: Delzimar Rodrigues Martins   RA: 

A íntima relação entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais.

   O ensino das Ciências Sociais em integração com as Ciências Naturais é um dos fatores determinantes para a evolução do Ensino Aprendizagem, e da sociedade em geral, pois as mesmas refletem na indústria, no desenvolvimento tecnológico e científico, na defesa do meio ambiente entre outras.
  Para que o ensino das Ciências venha ter uma contribuição significativa na formação do educando, o professor deve motivá-lo a desenvolver identidades individuais, sociais e culturais, tornando-se um cidadão consciente, participativo e transformador da sociedade na qual esta inserido. Os Pcns vem, através dos temas transversais, abordar temas como ética, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual e meio ambiente. As Ciências Sociais estuda a relação entre a terra e seus habitantes, o passado dos mesmos, investigando suas transformações para entender a evolução do presente, ou seja, estuda o comportamento, as relações humanas e o seu desenvolvimento em sociedade.  Enquanto as Ciências Naturais estuda os fenômenos naturais e determina as relações existentes entre eles, através de suas leis e regras.
   O estudo dos eixos Natureza e Sociedade aproximam bastante os objetivos de cada área de estudo, pois não há como se estudar a Natureza, sem pensar nas transformações ocorridas ao longo do tempo com as paisagens, pessoas, condições econômicas e de trabalho, saúde, educação, entre outras. Por mais que se insiste em trabalhar isoladamente essas ciências, elas se entrelaçam, e, as relações entre as mesmas, tornam-se bastante próximas, sendo visível a necessidade da interdisciplinaridade e contextualização das mesmas.
Bibliografia: VARGAS, Karine Buenos e RAMOS, Juliana Paula. Introdução as Ciências Sociais – O Ensino da História e Geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Publicação revista e atualizada, Maringá - PR, 2014. 49 p. 
Fonte: O ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no Programa de Aceleração de Aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e Adultos. www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n3/05.pdf. Acesso em 29/08/2014

http://www.sinificados.com.br/ciencia/ Acesso em 29/08/2014

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - "VIVIANA, A RAINHA DO PIJAMA"



As Professoras Maria Deliane Ferreira Benicio, Elza Maria Teixeira da Silva e Olívia da Costa Vieira, dos 3º anos A, B e C, da Escola Isabel Carlos Wanderley, entre os dias 26 de Agosto à 01 de Setembro de 2014, em Divinópolis do Tocantins, desenvolveram a sequência didática do livro do Cantinho da Leitura "VIVIANA, A RAINHA DO PIJAMA"  envolvendo todas as áreas do conhecimento.
Os alunos amaram e aprenderam muito com essa ação do PACTO, orientado pela professora Laurença e acompanhado pelas coordenadoras desta unidade de ensino.
 









Depoimento sobre a sequência didática




 


     

                                      

sábado, 20 de setembro de 2014

Processo de Alfabetização e Letramento

Centro Universitário de Maringá – Unicesumar
Pós Graduação “Lato Sensu” em Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Aluna: Delzimar Rodrigues Martins 
Disciplina: Aspectos da Aquisição da Linguagem Alfabetização e Letramento
O Papel do Professor no Processo de Alfabetização e Letramento
A Alfabetização não pode estar separada do letramento, eles precisam andar juntos, enquanto não acontecer, o ensinar e aprender a ler e a escrever, continuará sendo um processo mecânico de repetição em detrimento do conhecimento.
As TDIC são excelentes ferramentas de ajuda
no processo de Alfabetização e Letramento
É urgente e necessário, que o professor entenda o seu papel de educador e compreenda que segundo Soares (2009), a relação de eficácia da construção da alfabetização e do letramento está em desenvolver no aluno uma visão de leitura do mundo em práticas sociais. Para que o processo de alfabetização aconteça naturalmente com o letramento, cabe ao professor direcionar e conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, inserindo-a ao campo das letras em seu sentido e contexto social. Possibilitando a leitura e escrita dos diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes, contextos e circunstâncias, levando-a a perceber que, é um sujeito social que aprende e tem uma função na sociedade na qual está inserida. Quando o professor organiza atividades que favoreçam a reflexão da criança sobre a escrita, instigando-lhe o ato de pensar, ela consegue aprender e passa a questionar sobre o que acha ou não importante para sua aprendizagem, ou seja, não engole tudo que lhe é repassado.
Fonte:

Aspecto da Aquisição da Linguagem: Alfabetização e Letramento
Profª Dra. Gislene Miotto Catolino Raymundo & Profª Esp. Sibele de Oliveira Pirasol

sexta-feira, 19 de setembro de 2014





CONSTRUÇÃO DE HQs, PELOS ALUNOS DA ESCOLA ISABEL CARLOS WANDERLEY, MEMÓRIAS DE DIVINÓPOLIS E AUTOBIOGRAFIA DA ESCRITORA SUELY ROCHA

Os alunos dos 5º anos, junto aos  professores cursistas do PROUCA- Programa um Computador por Aluno, produziram belíssimas HQsobre os temas: 'Memórias de Divinópolis do Tocantins e Autobiografia - Suely Rocha".
Começamos o trabalho apresentando os temas propostos e dando aos alunos a oportunidade de escolher qual gostariam de trabalhar. Após a escolha, fizemos a pesquisa bibliotecária no Google e na biblioteca da escola, entrevistas, trabalhamos a localização no  mapa, assim com a linha do tempo da escritora e de Divinópolis. buscamos, tiramos e selecionamos fotos para ilustrar as HQS
O próximo passo foi produzir a HQ no caderno, e só então, passamos para orientação aos alunos sobre que ferramentas do laptop seriam usadas para produção.
O trabalho não foi  fácil, mas os resultados foram surpreendentes e toda a equipe sentiu-se recompensada após podermos apreciar as belas produções.



Produções das HQS nos cadernos


Alunas do 5º Ano "D" fazendo a linha do tempo e
localizando Divinópolis e cidades circunvizinhas no mapa .

Momento Literário com a escritora  e professora Suely Rocha,
alunos e professoras Anália Wanderley do 5º Ano "C",
professora Katiane Lima do alunos 5º "A"
e professora Alda Bulhôes 5º "B"







Alunos do 5º Ano "A" produzindo as HQS




quarta-feira, 21 de maio de 2014

A tecnologia precisa estar presente na sala de aula

Pesquisadora da PUC-SP alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas



"A tecnologia precisa estar à mão para a produção de conhecimento dos alunos à medida que surja a necessidade", diz a professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. 

Tudo sobre Tecnologia
Como aproveitar a tecnologia na Educação? Dicas e orientações para tirar o melhor da internet - com segurança

 Leia o texto na integra, clicando no link abaixo. 



Nossa escola já está se adequando ao uso das tecnologias e a sua?
Formas Geométricas - aluna Rayane 5º Ano D



Trabalho da aluna Marcela - 5º no A

TURMA DO 5º ANO A - CONCENTRADA FAZENDO ATIVIDADE DE MATEMÁTICA NO TUX PAINT          FORMAS GEOMÉTRICAS
 ESCOLA MUNICIPAL ISABEL CARLOS WANDERLEY
DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS - TO
 

sábado, 17 de maio de 2014


 Formação para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC na Escola – PROUCA - UFT

Atividade: Formas Geométricas com o uso das Tecnologias - PROUCA - Um Computador por Aluno
Trabalho realizado com a ferramenta Tux Paint

Atividade  de alguns alunos do 5º Ano A da Escola Isabel Carlos Wanderley, orientado pela professora Katiane Lima e pelas coordenadoras pedagógicas Delzimar Rodrigues, Vera Lúcia Wanderley e Wilma Martins.
Postei também o trabalho do aluno Guilherme, do 4º Ano B, uma ação da professora Suely Rocha, uma reeleitura da obra "O CORCOVADO", do artista plásticoTom Veiga.



TRABALHO DA ALUNA MARCELA
TRABALHO DO ALUNO NIVALDO
CRIATIVIDADE DA ALUNA FABÍOLA


TRABALHO DA ALUNA ANA KAROLINE - "COPA DO MUNDO 2014".
TRABALHO DO ALUNO ZAQUEU

TRABALHO DA ALUNA MARCELA







ALUNO GUILHERME, 4º ANO B - PROFESSORA SUELY ROCHA -  REELEITURA DA OBRA:       O CORCOVADO -  DO ARTISTA PLÁSTICO TOM VEIGA









segunda-feira, 5 de maio de 2014



ALGUÉM ORANDO

Tem alguém orando por ti, pedindo ao Pai que cuide de você, então escolha uma pessoa nesse momento e ore por ela. Cristo, em sua grande misericórdia lhe recompensará.
 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4: 6-7



ASSISTA ESSE VÍDEO, AVALIE COM QUE TIPO DE ALUNO VOCÊ SE IDENTIFICA E COMO SERÁ SEU FUTURO DEPENDENDO DAS ESCOLHAS QUE FAZ HOJE.

ETAPAS DO TRABALHO REALIZADO COM OS ALUNOS SOBRE AS MEMÓRIAS DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS-TO

Formação para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC na Escola – PROUCA - UFT
RELATÓRIO ETAPA II (PARTE1)
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ESCOLA

Nome do cursista: Delzimar Rodrigues Martins                                                                        
Nome do formador: Ana Mariza Honorato da     Silva                                                                                                              
Nome do tutor: Suely Rocha 

Nome da Escola: Escola Mul. Isabel Carlos Wanderley                                                                 Cidade: Divinópolis do Tocantins - TO
Introdução

A participação na Formação para uso das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação – Programa Um Computador por aluno (ProUCA) na Escola está sendo de grande importância para os profissionais da educação e alunos.  O trabalho relata “As Memórias de Divinópolis do Tocantins – TO”, a união do povo e as etapas de crescimento pelos quais ela passou até o dia de hoje, a pesquisa e construção das memórias em HQ, no caderno de produção e no programa LibreOffice Impress, as fotos coletadas e as que foram tiradas na próprio câmera do laptop, até a postagem no Issuu, assim como a interdisciplinaridade do assunto em destaque.
 Relato de experiência
No período de 10 a 31 de Março de 2014, desenvolvemos a integração das oficinas da Etapa II (Parte 1) com os alunos do 5º Ano “D”, do Ensino Fundamental. Nessa turma há 18 estudantes, sendo que a maioria reside na zona rural.
Objetivo desta atividade foi fazer com que os alunos conheçam a história do lugar onde eles vivem, a sua formação, cultura e a história do lugar contado a partir de investigações, despertando o interesse pela pesquisa e tornando-o sujeito de sua própria história.
A ação pedagógica foi desenvolvida da seguinte forma:
1ª etapa: Foi realizada a coleta de dados através de pesquisa de campo, sobre os primeiros habitantes, com fotos que retratam a origem da cidade. Na biblioteca de nossa escola há um livro do professor e escritor Luciano Moreira intitulado – Divinópolis do Tocantins – Sua História e seus Progressos”, editado no ano de 2009, em Goiânia, pela Editora Kelps, que foi de grande ajuda, pois como citei anteriormente a maioria dos alunos é da zona rural, e, ficaria inviável eles virem pra cidade fazer pesquisa de campo. No livro há a poesia, “Divinópolis”, - da escritora Suely Rocha, que reside em nosso município, e faz parte do quadro da Escola Municipal Isabel Carlos Wanderley - que foi lida pelos alunos e alguns deles mostraram o interesse em transformá-la em HQ.
2º etapa: Com os dados em mãos foi montado um texto com as memórias de nossa cidade, as fotos antigas coletadas foram escaneadas e postadas juntamente com o texto em um blog que criei –http://tia--del.blogspot.com.br/2014/03/memorias-de-divinopolis-do-tocantins-to.html?spref=fb . Fizemos isso para que os alunos tivessem acesso ao material, pois o laptop, não reconhece pendrive, e nosso objetivo era que todos os trabalhos fossem realizados com as ferramentas do laptop. Portanto, os alunos realizaram a pesquisa na internet, aprenderam a criar uma pasta, nomear, salvar fotos e textos. Depois, tiraram com a câmera do laptop, as fotos que precisaram para complementar o trabalho. A professora trabalhou o texto em sala, em forma de debate, comentando sobre os dados obtidos, as fontes utilizadas, o número de habitantes, localização, a linha do tempo com os fatos mais importantes, idade, entre outras coisas. Após o estudo do texto, passaram a criação da HQ no caderno, sendo que antes, a professora trabalhou com os mesmos, um texto com as instruções de como criar uma estória em quadrinhos.

3ª etapa: A mais difícil de todas, começou com a apresentação do LibreOffice Impress – Editor de apresentação de slides. Tentamos usar o data-show, para facilitar a explicação, mas não deu certo, pois não há entrada no laptop para conectá-lo. Como realizar o trabalho com todos os alunos, sendo que a maioria não tem nenhum conhecimento do editor de slides? Decidimos dividir a turma em equipes, dois grupos ficaram com a poesia da escritora Suely Rocha e dois com as memórias de Divinópolis. Nessa etapa, apresentamos as ferramentas para construção dos slides, os balões, fonte, tamanho, inserir fotos, visualização (apresentação dos slides), salvar e exportar para PDF.  As dificuldades foram muitas, primeiro a internet não tem alcance nas salas de aula, tivemos que trazer os grupos para o Laboratório de Informática, os laptops travavam, outros apareciam um barulho estranho e não ligavam mais, alunos perdiam trabalhos quase prontos, queriam desistir. Tudo terminado e corrigido pensamos:  “Ufa,finalmente, chegamos ao final”. Mas que nada, engano nosso, quem disse que conseguíamos chegar ao final da etapa de postagem no ISSUU, com o laptop travando o tempo todo? A alternativa foi enviar pro email e postar de um computador ou notebook. Era um problema atrás do outro. Muitas vezes tivemos que recomeçar do zero. Mas como tudo que é difícil, se torna um desafio a ser superado, nos unimos com garra e determinação e fomos até o final. Vejam o resultado de nossos trabalhos no ISSUU..




4ª etapa:
Resultados e Evidências:

O processo de criação da HQ iniciou com apresentação do tema aos alunos. Falou-se que estudaríamos a História de nossa cidade, origem, fundadores, fatos que marcaram a História, localização, número de habitantes e que mais tarde faríamos uma estória em quadrinho no caderno e no computador, contando as memórias de Divinópolis. Os alunos ficaram empolgados, e quem tinha certo conhecimento, já começou comentando o motivo do nome Divinópolis. Perguntaram o que era uma HQ e quando começaríamos os trabalhos com o laptop.
Utilizamos o texto “Como Fazer uma História em Quadrinhos”, pesquisada no http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html.
Exceto as dificuldades que são muitas, aprendemos com os alunos e eles conosco, uma parceria que teve momentos positivos e negativos - relatados anteriormente - mas que chegou ao final com a contribuição de toda comunidade escolar
Os trabalhos foram organizados em equipes o que facilitou um pouco o trabalho de construção das HQS.
Ao término do trabalho todas as produções foram postadas no Issuu, visite e veja como ficaram os trabalhos de nossos alunos.
A socialização foi feita entre eles mesmos, depois iremos promover uma com as quatro turmas dos 5º Anos da Escola Isabel Carlos Wanderley.
Foi um trabalho difícil de ser realizado, mas que trouxe muita aprendizagem, para cada um de nós. Amo desafios e sei que quanto mais difícil, mais saborosa é a vitória ao final de cada etapa. Aprender a aprender é o meu lema. Essa formação veio de encontro com necessidade da Escola em trabalhar de forma prazerosa as tecnologias, mostrando aos alunos os perigos e os benefícios das mesmas, entre elas a internet. 
A avaliação foi feita através da assiduidade, criatividade e comprometimento na execução da produção das HQS.
Bibliografia:
Fonte:
Moreira, Luciano. Divinópolis do Tocantins – Sua História e seus Progressos”,  Editora Kelps, 2009, Goiânia - GO



Fotos em anexo das etapas do trabalho de produção das HQS.



  PRODUÇÃO DAS HQS NO CADERNO

PRODUÇÃO DE UMA ALUNA

APRENDENDO A CONHECER  O LAPTOP

POSTANDO FOTOS NA INTERNET


PESQUISA NA INTERNET E COLETA DE DADOS


 

PRODUÇÃO DAS HQS NO do LibreOffice Impress – Editor de slides.
PRODUZINDO AS HQS

ETAPA DE POSTAGEM DAS HQS  NO ISSU